Sófia, uma das capitais mais antigas da Europa

A viagem entre Belgrado e Sófia foi, sem dúvida, a pior viagem de comboio de sempre. A sério. Primeiro, porque a carruagem onde era suposto termos ficado cheirava terrivelmente a urina. Felizmente, quis o bom senso que fossemos procurar outro lugar onde ficar, e conseguimos encontrar uma zona mais bem vazia, onde o cheiro não se fazia sentir. Depois, porque todo o comboio estava a precisar de uma limpeza profunda, bancos incluídos. Mas o sono era muito, e lá me deitei e adormeci nesses bancos, enquanto sonhava com um bom banho... Novamente, e como a Sérvia não faz parte da União Europeia, existe controlo de identidade duas vezes: antes e depois de sair no país. Ainda na Sérvia, a polícia de fronteira levou os cartões de identidade e os passaportes de toda a gente, foi para uma casinha, fez algo com eles, e voltou a devolver. Já na Bulgária, o procedimento foi o mesmo, mas o senhor polícia apenas levou os passaportes. Como entreguei o cartão de cidadão, limitou-se a olhar e devolveu de seguida. A viagem durou mais 2 horas do que era previsto.


Museus, monumentos e pontos de interesse
Mais uma vez, também em Sófia existem muitos locais interessantes, e o tempo não dá para tudo. Tivemos de fazer uma selecção, e acabámos por visitar os seguintes locais: edifício do tribunal, catedral de Sveta Nedelya, estátua de Santa Sofia (primeira fotografia), igreja de Sveta Pekta, rotunda de São Jorge (segunda fotografia), edifício da presidência, sede do partido comunista, fortaleza Serdika, mesquita, edifício dos banhos minerais centrais, mercado, sinagoga, jardim da cidade, galeria de arte da cidade, teatro nacional Ivan Vazov,  igreja russa, palácio sínodo, igreja de Santa Sofia, monumento ao soldado desconhecido, catedral de Alexandre Nevsky (terceira fotografia), assembleia nacional, igreja de Sveti Sedmochislenici (quarta fotografia), monumento ao czar libertador (Igor Osvoboditel), monumento ao exército soviético, monumento dos tempos do comunismo.


Comida
Na Bulgária, assim como em vários países daquela zona, o pepino é rei. É utilizado em quase tudo, e cozinhado das mais variadas formas: no forno, guisado, em molhos... E em sopas. Provei uma sopa fria, que apresenta versões mais ou menos alteradas nos diversos países balcânicos, e que se chama sopa tarator. Perfeita para dias quentes de verão, é uma sopa deliciosa, feita com iogurte, pepino, alho, nozes, endro, óleo vegetal e água. Eu, que adoro pepino, fiquei fã.


Curiosidades
Em Sófia, há umas estruturas interessantes que, no início, não conseguia perceber para que serviam. Depois compreendi que eram torres para a polícia de trânsito. Algumas deles são coloridas, outras são de metal, outras ainda têm uma decoração temática. Fiquei curiosa: conhecem mais algum país que tenha estas torres?


Até Salónica!

Etiquetas: , , ,