Salónica, a cidade da torre branca

Num compartimento para 6 pessoas, a viagem entre Sófia e Salónica foi feita na companhia de uma senhora búlgara, que falava mesmo muito pouco de inglês. No entanto, ela queria comunicar connosco e não desistia de o tentar fazer. Por meio de gestos, lá conseguimos ter pequenos diálogos.


Museus, monumentos e pontos de interesse
Também em Salónica existem muitos locais interessantes, e o tempo não dá para tudo. Tivemos de fazer uma selecção, e acabámos por visitar os seguintes locais: torre branca (primeira fotografia), igreja de Panagia Halkeon, ágora romana, igreja de Hagios Demetrios, torre Trigonion, muralhas bizantinas, mosteiro Vlatades, arco de Galério (segunda fotografia), rotunda, igreja de Panagia Dexia, igreja de Agia Sofia, palácio de Galério (terceira fotografia), praia Peraia (viagem de 1 hora de barco até lá chegar), museu arqueológico de Salónica, museu da cultura bizantina. Neste último (quarta fotografia), fomos os únicos visitantes durante todo o percurso.


O autocarro turístico que é transporte público
Em Salónica existe um autocarro turístico muito interessante, o nº 50 - "Cultural Route", que é operado pela OASTH (organização de transportes urbanos de Salónica). O bilhete normal para uma viagem custou 2€, e a volta completa dura cerca de 50 minutos. O autocarro não é apenas para turistas: algumas pessoas utilizam-no para chegar até à parte mais alta da cidade, uma vez que a inclinação de certas ruas é bastante acentuada, não sendo um percurso fácil para se fazer a andar. Ao entrarmos no autocarro, temos direito a um panfleto, que nos mostra as 16 paragens do percurso, quais os principais pontos de interesse da cidade, e alguns caminhos para serem percorridos a pé. É possível sair em qualquer uma das paragens, mas se quisermos voltar a entrar temos de esperar 1 hora, pelo autocarro seguinte. À medida que vamos passando pelos pontos de interesse, um DVD mostra informação sobre esse local, e um guia acrescenta informação ao vídeo. Para mim, a única desvantagem é que o autocarro é fechado. Mas pelo preço, vale muito a pena.


Comida
Talvez um dos mais conhecidos pratos gregos seja a moussaka. É uma especialidade gastronómica típica da região da península dos Balcãs e do médio oriente, feita com carne de carneiro, beringela, e tomate. Comi várias vezes em locais diferentes e, apesar de as receitas poderem variar um pouco, o sabor é sempre fantástico.


Até Atenas!

Etiquetas: , , ,