Belgrado, uma cidade em recuperação

Um comboio muito muito antigo, uma carruagem cheia de gente que não dorme e fica a falar a noite toda, e uns bancos altamente desconfortáveis. Assim foi a viagem de quase 8 horas entre Budapeste e Belgrado. Como a Sérvia não faz parte da União Europeia, existe controlo de identidade duas vezes: antes e depois de entrar no país. Para portugueses, o cartão de cidadão serve, não é necessário ter passaporte.


Museus, monumentos e pontos de interesse
Também em Belgrado existem muitos locais interessantes, e o tempo não dá para tudo. Tivemos de fazer uma selecção, e acabámos por visitar os seguintes locais: praça da república, teatro nacional, museu nacional (apenas o exterior, estava fechado para obras até 10 de Maio de 2016), parque dos estudantes, igreja de São Miguel, residência da Princesa Ljubica, parque Kalemegdan e fortaleza (primeira fotografia), torre do relógio, assembleia da cidade, palácio da assembleia da Sérvia, igreja de São Marcos (segunda fotografia), parque Tašmajdan, museu Nikola Tesla, templo de São Sava (terceira fotografia), quarteirão boémio, montanha de Avala, memorial ao soldado desconhecido, torre da televisão.


Bombardeamentos da OTAN / NATO
Em 1999, Belgrado (que ainda fazia parte da República Federal da Jugoslávia) foi bombardeada pelas forças aéreas da OTAN, durante a Guerra do Kosovo. Os ataques aéreos duraram de 24 de Março a 10 de Junho desse ano. Para além das mortes de civis e militares, muitos edifícios sofreram danos. Vários desses prédios continuam lá, em parte por falta de suporte financeiro para os demolir, mas também porque os efeitos do urânio ainda estão activos. No resto da cidade, a maior parte dos prédios estão um pouco degradados e a precisar de grandes obras de remodelação. Felizmente, já se começam a ver modificações. A cidade está, sem dúvida, em recuperação. Pretendo voltar daqui a uns anos, para ver a evolução.


Curiosidades
No centro da cidade, havia uma exposição de fotografia ao ar livre. Ao vermos uma das fotografias, o meu companheiro de viagem comentou que "Esta fotografia parece mesmo Lagos", ao que eu respondi "Sim, mas não deve ser..." Acontece que era mesmo! Ao observarmos mais atentamente, vimos que existiam duas fotografias, uma no Algarve, outra em Lisboa. Ali estava o nosso Portugal, numa rua na Sérvia.


Até Sófia!

Etiquetas: , , ,