Torre Pendente di Pisa, a maravilha da inclinação


A famosa Torre Pendente di Pisa é, talvez, o monumento mais emblemático desta cidade italiana. Mais conhecida por terras lusas como Torre Inclinada ou simplesmente por Torre de Pisa, a sua inclinação espanta todos. Apesar de ser uma torre, não foi construída com o objectivo de defender a cidade, mas sim como torre sineira. O seu principal papel seria manter um registo temporal, tanto humano como divino. É uma das Sete Maravilhas da Era Medieval, e faz parte do conjunto arquitectónico da Piazza del Duomo (Praça da Catedral), classificado como Património Mundial da UNESCO desde 1987.

A Torre di Pisa tem uma história um pouco atribulada, que a torna, a meu ver, ainda mais interessante. A sua construção iniciou-se em 1173, pelas mãos do arquitecto Diotisalvi (embora durante anos o projecto tenha sido atribuído a Bonanno Pisano). Foi construída em três fases, por um período de quase 200 anos! Porquê? A torre começou a inclinar-se após o início da construção do terceiro andar, em 1178, devido a uma fundação mal construída e a um solo fraco, instável e lamacento. É devido ao facto de esta torre estar inclinada sem cair que a Piazza del Duomo, onde ela se encontra, também é conhecida como Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres).


A construção parou por quase um século, devido a batalhas com as cidades de Genova, Lucca e Firenze. Nesse tempo, o solo ajustou-se um pouco e ganhou alguma estabilidade. Em 1272, a construção foi recomeçada por Giovanni di Simone, arquitecto também responsável pelo Camposanto. Numa tentativa de compensar a inclinação, foram construídos andares com um lado mais alto do que o outro, para que torre se inclinasse na direcção oposta. Por causa disso, a torre é, na realidade, curva. Já tinhas reparado?


A construção foi interrompida novamente em 1284, quando Pisa perdeu a batalha de Meloria, contra Genova. A perda da batalha e a destruição da sua frota, marcou o declínio da República Marítima de Pisa. O sétimo andar da torre só foi concluído em 1319. No topo, foram colocados sete sinos, um para cada nota musical. Os sinos não foram colocados todos ao mesmo, e cada um tem um nome: L'AssuntaIl CrocifissoSan RanieriLa TerzaLa PasquerecciaIl VespruccioDal Pozzo.


Entre os anos de 1990 e 2001, a torre passou por uma fase de reforço estrutural. Depois dessa intervenção, a inclinação passou de 5,5º para 5º. Até ao ano de 2011, houve ainda uma fase de restauro da superfície, de forma a reparar alguns danos. Hoje em dia já é possível subir à torre, em vez de se admirar somente por fora. Subindo os seus quase 300 degraus, que já estão visivelmente desgastados pelo tempo e pelos passos que por ali sobem e descem todos os dias, tem-se uma das mais bonitas vistas da cidade.


Como chegar
De qualquer ponto da cidade, é muito fácil chegar à Torre di Pisa a pé. Mas se não estiveres com vontade de andar, existem comboios que vão desde a estação Pisa fermata Aeroporto e param na estação Pisa San Rossore, que fica mesmo ao lado da praça. Os autocarros são a melhor opção para quem está no centro da cidade, e a linha LAM (Linea Alta Mobilitá) ROSSA funcionam todos os dias entre as 5h20 e as 20h25. O bilhete custa 1,20€ e é válido durante 1 hora em toda a rede da companhia CPT (Compagnia Pisana Trasporti). Em baixo, deixo as estações desta linha. Podes sair em Torre ou em Ospedale S. Chiara.


Informação geral
Site: OPA Pisa
Horário: Todos os dias das 08h30 às 22h00 (horário de verão)
Preço: A subida à torre custa 18€ (sim, não é nada barato). Não há descontos, mas o bilhete pode ser comprado online.
Morada: Piazza del Duomo, Pisa



Mensagens relacionadas:
★ Pisa, a cidade onde nasceu Galileo Galilei
★ O que podes encontrar na Piazza del Duomo
★ A bonita Cattedrale di Pisa
★ Battistero di San Giovanni e a sua acústica
O Camposanto Monumentale, em Pisa
A fantástica Piazza dei Cavalieiri
Onde dormi em Pisa: Hotel Leonardo


Vais viajar? Reserva agora o teu alojamento pelo link abaixo! Não pagas mais por isso e ainda ajudas este blogue. Muitas das reservas feitas pelo Booking.com podem ser canceladas gratuitamente (mas verifica as condições antes de efectuares a reserva).


Booking.com

Etiquetas: , , ,