As Igrejas dos Carmelitas e do Carmo


No Porto existe algo que nunca vi em mais sítio nenhum: duas igrejas, lado a lado, (quase) paredes-meias. Para quem está de frente para as fachadas, a igreja da esquerda é a Igreja dos Carmelitas, e a da direita é a Igreja do Carmo.  O conjunto foi classificado como Monumento Nacional a 3 de Maio de 2013.


A Igreja dos Carmelitas, ou Igreja dos (Frades) Carmelitas Descalços, começou a ser construída em 1616, tendo ficado concluída em 1628. De estilo barroco austero, o seu projecto tem sido atribuído ao arquitecto Nicolau Nasoni, que também foi responsável pelas Igreja e Torre dos Clérigos. No entanto, tal não parece ser possível, uma vez que Nasoni nasceu apenas em 1691. A fachada da igreja é de granito e possui três entradas, cada uma com um nicho no topo, com as imagens de São José, Nossa Senhora do Carmo, e Santa Teresa de Jesus. Possui uma torre sineira do lado esquerdo, revestida de azulejos, dos quais eu gostei especialmente. Não são bonitos, em azul e branco?


A Igreja do Carmo, ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, foi construída mais tarde, entre 1756 e 1768. De estilo rococó, foi projectada pelo José Figueiredo Seixas. A fachada lateral da igreja está revestida por um painel de azulejos, representando a aparição de Virgem Maria a São Simão StockForam desenhados por Silvestre Silvestri e pintados por Carlos Branco em 1912, 144 anos depois da construção da igreja.


Infelizmente, não consegui ver o interior destas igrejas, pelo que um dia tenho de voltar. Para ver as capelas, os retábulos, as pinturas, a talha dourada, o órgão... De qualquer das formas, penso que o conjunto impressiona, mesmo por fora. E tu, já lá entraste? O que achaste?

Curiosidades
Ao olhar com atenção para este conjunto, é possível reparar que as duas igrejas estão separadas por uma pequena construção, com pouco mais de um metro de largura. Esta “casa” foi construída devido a uma suposta lei que proibia duas igrejas de terem uma parede comum.

Informação geral
Site: Diocese do Porto
Preço: Gratuito
Morada: Rua do Carmo ou Praça de Gomes Teixeira, Porto



Mensagens relacionadas:
★ Uma (breve) visita à cidade Invicta
★ Torre e Igreja dos Clérigos
★ Pelos jardins do Palácio de Cristal
★ Entre Porto e Gaia (ou a Ponte Luiz I)
★ Sandeman, uma visita às caves de vinho do Porto
★ A estação ferroviária de Porto-São Bento (e os seus lindos azulejos)


Vais viajar? Reserva agora o teu alojamento pelo link abaixo! Não pagas mais por isso e ainda ajudas este blogue. Muitas das reservas feitas pelo Booking.com podem ser canceladas gratuitamente (mas verifica as condições antes de efectuares a reserva).


Booking.com

Etiquetas: , , ,