A estação ferroviária de Porto-São Bento (e os seus lindos azulejos)


Quem chega ao Porto de comboio, vindo de Lisboa, chega a esta cidade pela estação Porto-Campanhã. No entanto, existe uma outra estação ferroviária que merece uma visita: a estação Porto-São Bento, mais conhecida por estação de São Bento. Originalmente designada como Estação Central do Porto, hoje em dia é uma interface de caminhos de ferro que faz parte, entre outras, da Linha do Minho, fazendo a ligação entre Portugal e a vizinha Espanha, indo até à cidade de Vigo.

O edifício tem influência francesa e foi delineado pelo arquitecto portuense José Marques da Silva. A estação começou a funcionar, de forma provisória, no dia 8 de Novembro de 1896, mas só foi oficialmente inaugurada a 5 de Outubro de 1916. As infraestruturas ficaram concluídas em 1896, altura em que chegou o primeiro comboio a São Bento, mas ainda não existia gare. Depois de alguns contratempos e mudanças no projecto, em Outubro de 1900 realizou-se a cerimónia do lançamento da primeira pedra pelo rei D. Carlos I, e a obra dá-se por terminada em 1916.


O átrio principal da estação está revestido de azulejos, e é por eles que tanta gente visita este local. São cerca de 20 mil azulejos, que levaram 11 anos a concluir pelo pintor Jorge Colaço, e que representam cenas da história e vida portuguesas. Estão retratados, entre outros momentos, o Torneio de Arcos de Valdevez, e a apresentação de Egas Moniz, o Aio, com os filhos ao Rei Afonso VII de Leão e Castela.


Existem muitos outros momentos retratados nos painéis de azulejo, como a entrada de D. João I e de D. Filipa de Lencastre no Porto em 1387, a Conquista de Ceuta, e diversas cenas da vida tradicional campestre e religiosa. Há ainda um conjunto colorido, bem lá no topo, que é dedicado à evolução dos transportes em Portugal, concluindo com o aparecimento do comboio.


Cada um destes painéis de azulejo é um regalo para os olhos. O traço, os pormenores, é tudo uma maravilha... Não é por acaso que esta é considera uma das mais belas estações de comboio do mundo!  E tu, já visitaste esta estação? Qual foi o painel do qual mais gostaste?

Curiosidades
A estação de São Bento foi construída no local onde existia o Convento de São Bento de Avé-Maria, que albergou freiras beneditinas. Para que a estação fosse construída, foi necessário demolir o convento, que se encontrava desocupado desde 1892 (altura da morte da última freira que o habitava). Conta-se que, em algumas noites, é ainda possível ouvir as rezas desta religiosa, a ecoar pelos corredores pela estação.

Informação geral
Site: Infraestruturas de Portugal
Horário: Todos os dias das 05h00 às 01h00
Preço: Gratuito
Morada: Praça de Almeida Garrett, Porto



Mensagens relacionadas:
★ Uma (breve) visita à cidade Invicta
★ Torre e Igreja dos Clérigos
★ Pelos jardins do Palácio de Cristal
★ Entre Porto e Gaia (ou a Ponte Luiz I)
★ Sandeman, uma visita às caves de vinho do Porto
★ As Igrejas dos Carmelitas e do Carmo


Vais viajar? Reserva agora o teu alojamento pelo link abaixo! Não pagas mais por isso e ainda ajudas este blogue. Muitas das reservas feitas pelo Booking.com podem ser canceladas gratuitamente (mas verifica as condições antes de efectuares a reserva).


Booking.com

Etiquetas: , , ,