Pelos jardins do Palácio de Cristal


O Palácio de Cristal, projectado pelo arquitecto inglês Thomas Dillen Jones, era um edifício em ferro, vidro e granito, inspirado no Crystal Palace de Londres, tendo sido construído para receber a grande Exposição Internacional do Porto em 1865. O edifício original acabou por ser demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, projecto do arquitecto José Carlos Loureiro, e hoje conhecido por Pavilhão Rosa Mota. Apesar de todas as mudanças, o que é certo é que o nome Palácio de Cristal permanece até aos nossos dias.

O Palácio está rodeado por belos e diversos jardins, onde é possível passear, relaxar um pouco, admirar a natureza e apreciar as vistas sobre o rio Douro. E é mesmo desses jardins que te quero falar hoje.

Os Jardins do Palácio de Cristal ocupam uma área de 8 hectares e foram projectados na década de 1860, pelo arquitecto paisagista alemão Émile David, no contexto da construção do então edifício do Palácio de Cristal. Actualmente, e apesar de o edifício do Palácio já não existir, conservam-se ainda muitas partes do projecto original dos jardins. Entrando pela porta principal da Rua D. Manuel II, encontramos um espaço amplo que tem o nome do seu criador: Jardim Émile David, ornamentado com várias bolas de buxo, dois chafarizes e quatro estátuas que invocam, cada uma, uma das estação do ano.


A Avenida das Tílias constitui um dos pontos mais marcante deste conjunto de jardins. Lá, podemos encontrar a Concha Acústica e a Capela de Carlos Alberto de Sardenha, edificada em 1849 pela princesa de Montléart em homenagem ao irmão. A planta da capela foi traçada pela própria princesa.


Bem perto situa-se um grande lago com uma ponte, onde tanto patos como pavões dão as boas-vindas a quem por ali passar. Os pavões, habituados a conviver com as pessoas, deixam-se facilmente fotografar.


O Jardim do Roseiral (no qual infelizmente não encontrei rosas) está enriquecido com diversos elementos do património artístico e histórico da cidade do Porto, como fontes, janelas e colunas. Estes elementos foram para aqui trazidos de outros pontos da cidade, para decorar.


Existem ainda muitos outros espaços, incluindo jardins temáticos, como o Jardim das Plantas Aromáticas, o Jardim das Medicinais, o Jardim das Cidades Geminadas (inaugurado em 2009) e ainda o Jardim dos Sentimentos (inaugurado em 2007). Este último é um espaço relvado, com caminhos em calçada portuguesa. Ao longo dos caminhos, existem várias placas que identificam sentimentos associados a cada uma das árvores. Ao fundo, existe ainda uma escultura com o nome Dor.


Cada jardim, cada canto e recanto deste espaço, tem uma magia única. Como cereja no topo do bolo, a localização destes jardins dá-nos ainda a possibilidade de observar um vasto horizonte, que abrange parte da cidade do Porto, a cidade de Vila Nova de Gaia e, claro, o maravilhoso rio Douro. Os miradouros são vários, e proporcionam vistas de diversas perspectivas, que devem ser apreciadas com calma.


Curiosidades
O Palácio de Cristal (fotografia abaixo) acolheu muitas exposições e iniciativas desportivas e recreativas, tendo também sido um importante espaço de cultura. No seu interior, continha um órgão de tubos que era um dos maiores do mundo. Apesar de ter existido grande contestação popular, a demolição do Palácio aconteceu em menos de um ano, e o órgão de tubos terá sido destruído à martelada.

a fotografia não é minha, mas não sei de que é o original (se souberes, avisa)

Informações gerais
Site: não tem
Horário: Verão (abril a setembro) das 08h00 às 21h00
                     Inverno (outubro a março) das 08h00 às 19h00
Preço: Gratuito
Morada: Rua de D. Manuel II, Porto



Mensagens relacionadas:


Vais viajar? Reserva agora o teu alojamento pelo link abaixo! Não pagas mais por isso e ainda ajudas este blogue. Muitas das reservas feitas pelo Booking.com podem ser canceladas gratuitamente (mas verifica as condições antes de efectuares a reserva).


Booking.com

Etiquetas: , ,