Torre e Igreja dos Clérigos


A história da Igreja dos Clérigos está ligada à Irmandade dos Clérigos Pobres, que resultou da fusão de três instituições de beneficência: a Confraria dos Clérigos Pobres de Nossa Senhora da Misericórdia, a Irmandade de São Filipe de Nery e a Confraria dos Clérigos de São Pedro. Estas instituições foram criadas na cidade do Porto durante o século XVII, com a finalidade de auxiliarem clérigos em dificuldades. A nova Irmandade funcionava na Igreja da Misericórdia do Porto, mas necessitava de um espaço próprio. Assim, em 1731 decidiu-se construir uma nova igreja.

A Igreja dos Clérigos foi então mandada construir, sendo que a primeira pedra foi lançada em 1732. Edifício de estilo barroco, foi projectado pelo arquitecto italiano Nicolau Nasoni, que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal. O arquitecto começou por não receber qualquer remuneração pela construção, mas quis ser sepultado na igreja quando morresse e a sua vontade foi cumprida.

O interior da igreja tem uma decoração muito interessante, que merece ser apreciada em detalhe, de diversos ângulos e perspectivas. O retábulo da capela-mor foi concebido por Manuel dos Santos Porto, utilizando mármores de quatro cores. Nas partes laterais, encontram-se as estátuas de São Pedro e de São Filipe de Nery.


Para além de todo o espaço da igreja, é ainda possível visitar a colecção Christus, uma colecção de arte sacra com diversas representações de Jesus Cristo.


Mas o elemento mais conhecido desta obra é, talvez, a Torre dos Clérigos, classificada como Monumento Nacional em 1910. A sua construção começou em 1754, e foi utilizada pedra de granito. Tem 6 andares e 75 metros de altura, sendo que aquando da sua construção era o edifício mais alto de Portugal. Uma escadaria interior, com 240 degraus, permite o acesso ao topo, onde se pode admirar uma bonita vista panorâmica da cidade do Porto.


Curiosidades
Em 1917, a Torre dos Clérigos foi escalada (sem equipamento) por dois acrobatas galegos, José e Miguel Puertollano, supostamente numa acção de promoção de uma marca de bolachas. Cá em baixo havia uma enorme multidão a observar. O vídeo seguinte tem 8 minutos de duração, mas a subida começa a partir do minuto 03:30.


Informações gerais
Site: Torre dos Clérigos
Horário: Todos os dias das 09h00 às 19h00 (outro horário a 24, 25 e 31 Dez, e 01 Jan)
★ Missas: Domingos às 21h30
Preço: visita Torre + exposição + colecção Christus: 3€ (em Março de 2016)
★ Morada: Rua de São Filipe Nery ou Rua dos Clérigos, Porto



Mensagens relacionadas:
Uma (breve) visita à cidade Invicta
Pelos jardins do Palácio de Cristal
Entre Porto e Gaia (ou a Ponte Luiz I)
Sandeman, uma visita às caves de vinho do Porto
A estação ferroviária de Porto-São Bento (e os seus lindos azulejos)
As Igrejas dos Carmelitas e do Carmo


Vais viajar? Reserva agora o teu alojamento pelo link abaixo! Não pagas mais por isso e ainda ajudas este blogue. Muitas das reservas feitas pelo Booking.com podem ser canceladas gratuitamente (mas verifica as condições antes de efectuares a reserva).

Etiquetas: , , ,