Viena, a cidade da música

A melhor noite que passei num comboio foi, muito provavelmente, a noite da viagem entre Cracóvia e Viena. Pela primeira e única vez em todo o InterRail, o comboio tinha camas, com direito a lençóis, cobertor e almofada! Num compartimento com 6 camas (3 em cada lado, como beliches), eu e o meu companheiro de viagem estivemos sozinhos durante todo o percurso. Até o revisor ficou admirado. Revisor esse que ficou com os passes quando embarcámos e só os devolveu na chegada a Viena. É prática comum, e já tinha lido que era possível acontecer.


Museus, monumentos e pontos de interesse
Também em Viena existem muitos museus e locais interessantes, e o tempo não dá para tudo. Tivemos de fazer uma selecção, e acabámos por visitar os seguintes locais: palácio de Schönbrunn, com os seus parques e jardins (primeira e segunda fotografias), igreja de São Carlos, catedral de Santo Estêvão (terceira fotografia), igreja Votiva, câmara municipal, parlamento, teatro Burg, jardim do povo (Volksgarten), quarteirão dos museus, palácio imperial de Hofburg, monumento de homenagem aos soviéticos, e palácio Belvedere e os seus jardins (quarta fotografia).


Ópera em Viena
É quase impossível pensar em ópera e não pensar em Viena. Assistir a uma ópera em Viena estava nos planos, mas infelizmente não aconteceu. A temporada vai de Setembro a meados de Junho, o que implica que em Agosto não existem espectáculos. No entanto, fora da programação dita nobre, não é difícil encontrar concertos e espectáculos feitos de propósito para turistas onde, em alguns casos, os músicos estão vestidos como na época de Mozart (e os vendedores de bilhetes também). Em Julho e Agosto, este é o único tipo de espectáculo que é possível encontrar. Não obrigada, a ópera fica para uma próxima ida a Viena, na época certa.

Os músicos que por lá andam
O Cemitério Central de Viena tem sepulturas, efectivas ou honorárias, de muitas pessoas famosas. Falando de músicos em particular, encontram-se os túmulos de Beethoven, Schubert, Brahms, Strauss, Zemlinski, Schönberg, Glück, entre outros. Para quem gosta de música clássica, vale a pena uma visita.


Até Budapeste!

Etiquetas: , , ,