InterRail: A Rota

(via Pexels)

Decidir qual o itinerário não é uma escolha fácil e dá algum trabalho. Há cidades que vão ficar de fora, países que vão ficar por explorar... Porque escolher uma cidade implica sempre deixar outra de parte. A Europa é bastante grande e é impossível vê-la toda numa só viagem, por isso é necessária alguma ponderação. Um só dia não chega para se ver um local, e o objectivo é visitar, não é riscar cidades de uma lista.

É também importante ter em conta que o passe não é válido no país de residência do seu portador. Porém, é possível beneficiar de uma redução de 50% no preço do bilhete até uma estação fronteiriça ou até às estações de Lisboa, Porto ou Faro, as quais servem aeroportos internacionais.  Para sair de Portugal, a CP dispõe de três alternativas principais: o comboio Sud-Expresso, que liga Lisboa a Hendaye, o comboio Lusitânia Comboio Hotel, que liga Lisboa a Madrid durante a noite, e o comboio Celta, que faz a ligação de Porto a Vigo.

Devido à posição geográfica de Portugal, começar o InterRail em território nacional pode ter desvantagens caso já se conheça ou não se pretenda visitar Espanha e França, uma vez que será necessário atravessar esses países, gastando uma grande parte da validade do passe nessa viagem morosa. Neste caso, o melhor será começar a viagem num dos países que se pretende visitar, indo de avião até lá. Para pesquisar voos podem-se utilizar sites como o momondo e o skyscanner.

Depois de alguma ponderação, foram escolhidas 10 cidades em 9 países diferentes. A aventura começa em Amesterdão (Países Baixos), seguindo-se para Berlim (Alemanha) e depois para Praga (República Checa). É feito um desvio para Cracóvia (Polónia), onde uma ida a Auschwitz é obrigatória, partindo-se depois para Viena (Áustria). O trajeto continua, em direção a Budapeste (Hungria). As cidades seguintes são Belgrado (Sérvia) e Sófia (Bulgária). Depois, vai-se para Tessalónica (Grécia) e a viagem termina em Atenas (Grécia).


Têm curiosidade em visitar alguma destas cidades? Já lá estiveram? O que acharam?

Etiquetas: ,